Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos-Governador André Franco Montoro
SP

Em 20/01/2009, o Aeroporto Internacional de São Paulo/ Guarulhos comemorou 24 anos de operações.

Ao longo desse período, os números consolidaram a importância deste complexo aeroportuário: 222,3 milhões de pessoas embarcaram e desembarcaram pelos terminais de passageiros, através de 2,9 milhões de operações de pousos e decolagens que transportaram cerca de 6,9 milhões de toneladas de cargas.


Para atender essa demanda de passageiros e de cargas, a Infraero, empresa que administra o aeroporto desde sua inauguração, em 20/01/1985, planeja todos os processos de modernização e ampliação da sua infra-estrutura.

Atualmente, o Aeroporto de Guarulhos opera com dois terminais com capacidade para movimentar 17 milhões de passageiros/ano. São 44 empresas aéreas nacionais e internacionais, regulares, cargueiras e charters que utilizam 260 balcões de check-in.

Mais de 40 diferentes modelos de aeronaves utilizam as duas pistas do aeroporto, uma com 3.700 metros e outra de 3 mil metros de extensão, que recebem, em média diária,  475 operações de pouso e decolagem .

De Guarulhos partem e chegam vôos procedentes e com destino a 26 países e 117 cidades nacionais e estrangeiras. A rede comercial dos terminais de passageiros é formada por 177 pontos comerciais. 

No setor de carga aérea internacional, a Infraero dispõe do maior terminal de logística da América do Sul com área de 93.216 metros quadrados, contando com serviços de recepção, despaletização, unitização, movimentação e armazenagem de mercadorias oriundas dos setores de importação e exportação.

No ambiente de carga estão disponibilizadas nove câmaras frigoríficas com capacidade de armazenagem de 3.400 metros cúbicos; sistema de armazenagem automatizada realizada por transelevadores com mais de 8 mil posições; seis envelopadoras, instrumentos leitores óticos de código de barras, transferidores auto-propelidos, scanners, entre outros equipamentos.

Reconhecimento

O aeroporto não pára de crescer e consolida-se como um importante pólo indutor de desenvolvimento sócio-econômico e cultural. Um bom exemplo disso, é o crescimento do setor hoteleiro na Cidade de Guarulhos que reúne, atualmente, 19 hotéis, totalizando mais de 2,7 mil apartamentos.

As empresas instaladas na comunidade aeroportuária empregam um total de 25,5 mil profissionais que mantêm o perfeito funcionamento desta importante infra-estrutura, durante 24 horas por dia.

Para o Município de Guarulhos, o aeroporto representa um indutor gerador de novos negócios e oportunidades, além de ser um dos mais importantes centros de ofertas de empregos. Cerca de 50% dos postos de trabalho do aeroporto são de profissionais que residem na cidade.

O foco na satisfação dos usuários do transporte aéreo conferiu ao Aeroporto de Guarulhos, em 2005, pela quinta vez consecutiva, o prêmio de Melhor Aeroporto do País. A premiação é conferida pela Revista Viagem & Turismo, da Editora Abril, através da votação dos leitores que elegem o melhor em cada categoria.

Projetos sociais são desenvolvidos pela Infraero para proporcionar melhor qualidade de vida à população de baixa renda residente do entorno do Aeroporto de Guarulhos. Afinando o futuro com arte, Voando para o Futuro e Guardião dos Ares são programas que têm como meta oferecer capacitação profissional, com possibilidade de inserção no mercado de trabalho, além do aprimoramento na área de educação para crianças e jovens.

Crescimento contínuo

No planejamento de ampliação do aeroporto consta a construção do terceiro terminal que ampliará a capacidade de atendimento do aeroporto de 17 para 29 milhões de passageiros/ano.

Desde 2005, estão em andamento obras de complementação, revitalização e adequação do sistema de pátios e pistas existentes no aeroporto. Estão incluídas, também, recuperação do sistema de macrodrenagem, implantação do sistema separador água/óleo e revitalização do acesso viário existente.