Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas
Localizado a 14 quilômetros do centro de Campinas e a 99 quilômetros de São Paulo, o Aeroporto Internacional de Viracopos tem acesso pelas rodovias Santos Dumont, Bandeirantes e Anhanguera.
 
Em um dos mais importantes pólos tecnológicos do país, na Cidade de Campinas, a qual é servida pelas principais universidades, rodovias e empresas de tecnologia de ponta, o aeroporto é hoje um dos mais expressivos centros de investimento da Infraero.
 

 

O velho “campo de pouso”, como era chamado, tornou-se um dos principais pontos de conexão da América Latina. O Terminal de Logística de Carga de Importação e Exportação possui uma área de mais de 81 mil metros quadrados.
 
Na década de 90 o aeroporto começou a despontar para o segmento de Carga Aérea Internacional, evidenciando sua vocação cargueira. Além da ampliação da infra-estrutura, a modernização dos processos de movimentação da carga e do desembaraço aduaneiro, desenvolvidos através de parceria junto à Receita Federal, tornou o aeroporto referência em logística no cenário nacional.
 
Desde 1995, a Infraero realiza investimentos para implantação da primeira fase do Plano Diretor do aeroporto, com melhorias nos terminais de cargas e passageiros.
 
Em 2005 foi entregue a segunda fase da obra de ampliação do terminal de passageiros. A primeira foi entregue no primeiro semestre de 2004, quando o aeroporto passou a contar com novas salas de embarque, desembarque, áreas públicas e concessões comerciais.
 
Saiba mais sobre o Plano Diretor de Viracopos
 
O Plano Diretor do Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas prevê o desenvolvimento de obras que permitirão, a longo prazo, atender a uma demanda de 60 milhões de passageiros por ano e um total de 570 mil operações de pouso  e decolagem, considerando-se a construção da segunda pista.
 
Os terminais de logística terão capacidade de processar até 720 mil toneladas de carga aérea por ano.
 
Esse projeto tem o objetivo de transformar Viracopos no grande aeroporto da terminal São Paulo e no principal centro cargueiro da América Latina.
 
Na primeira fase do Plano Diretor, que compreende o período de 1995 a 2002, a Infraero investiu R$87 milhões em obras de readequação e modernização do Aeroporto de Viracopos.
 
Na segunda fase, que compreende o período de 2003 a 2007, a Infraero investiu R$201 milhões em obras.
 
A infra-estrutura possibilitará às empresas aéreas ampliarem suas rotas a partir de Viracopos, atualmente concentrada nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, e, conseqüentemente, descentralizará o tráfego aéreo.
 
As obras de readequação e modernização do terminal de Viracopos estão divididas em etapas. A primeira fase inaugurada em 2004, entregou salas de embarque e desembarque doméstico e internacional, áreas públicas além de concessões comerciais.
 
No segundo semestre de 2005 foram inauguradas novas áreas de check-in, check-out, praça de alimentação e escritórios operacionais. A praça de alimentação conta com lanchonete, restaurante, casa de sucos e lanches naturais, casa de massas e american bar.
 
O novo terminal terá cerca de 30 mil metros quadrados e capacidade para atender até dois milhões de passageiros por ano.