Aeroporto Internacional de Florianópolis
SC - Florianópolis

O Aeroporto de Florianópolis se firmou, nas últimas temporadas de verão, como um dos principais destinos brasileiros de turistas domésticos e internacionais.

 O atual terminal de passageiros ficou modesto para o crescimento de Florianópolis. Por isso, em breve, a cidade ganhará um novo aeroporto, com capacidade para receber 2,7 milhões de passageiros por ano.

 O projeto arquitetônico do novo aeroporto foi escolhido por meio de concurso público realizado pela Infraero em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Esta foi a primeira vez que a Infraero realizou um concurso público para escolher um projeto arquitetônico para a construção de um novo terminal aeroportuário.

 Normalmente, os projetos para ampliação e modernização dos 67 aeroportos administrados pela empresa são realizados por licitação a partir de um programa de necessidades, critérios e condicionantes apresentado pela área de engenharia da empresa.

 O projeto do arquiteto paulista Mário Bizelli foi o escolhido entre os mais de 150 inscritos. Aberto em março de 2004, o concurso público teve 150 inscritos e 71 projetos apresentados. Destes, três foram selecionados como finalistas. Os projetos dos arquitetos Marcelo Consiglio Barbosa e Sérgio Parada foram classificados em segundo e terceiro lugar, respectivamente.



Conheça o projeto arquitetônico do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis

 
O projeto do arquiteto paulista Mário Bizelli, vencedor do concurso público realizado pela Infraero em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil(IAB), dará ao novo Aeroporto Internacional de Florianópolis um terminal com cobertura em forma de avião.

Outra inovação do projeto é a disposição do Centro de Operações Aeronáuticas, todo em vidro, que sai do mezanino e aparece de frente para o pátio de aeronaves.

O terminal de passageiros terá uma área construída estimada em 27,4 mil metros quadrados. A capacidade do aeroporto passará dos atuais 980 mil para 2,7 milhões de passageiros por ano. Em 2006, o aeroporto de Florianópolis recebeu 1,63 milhão de passageiros.

O aeroporto também ganhará 36 balcões de check-in, quatro pontes de embarque, estacionamento de veículos com 1.820 vagas, e pátio de aeronaves com 63,7 mil metros quadrados.