Aeroporto Internacional Tancredo Neves
MG - Belo Horizonte

A construção do Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins, localizado nos municípios de Confins e Lagoa Santa, nasceu de contingências inadiáveis para o transporte aéreo da região metropolitana de Belo Horizonte/MG. No início da década de 70, com o avanço tecnológico da indústria aeronáutica, colocando nos céus sofisticadas aeronaves de passageiros e cargas, evidenciou-se que a infra-estrutura aeroportuária existente não suportaria a demanda nos anos seguintes.

 

O então Ministério da Aeronáutica, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, iniciou estudos para viabilizar a construção de um aeroporto de nível internacional. Assim, em 3 de julho de 1978, foi criada a Comissão Coordenadora do Projeto Aeroportuário de Belo Horizonte – COPAER/BH, que elaborou o projeto e efetuou a construção entre os anos de 1979 a 1983.

O projeto arrojado previu a construção em quatro etapas, sendo a primeira delas concluída e inaugurada em março de 1984, permitindo atender à demanda de até 5 milhões de passageiros por ano. As primeiras empresas aéreas a operarem no Aeroporto Internacional Tancredo Neves foram a Vasp, Varig e Transbrasil, que operavam na Pampulha. O Lloyd Aéreo Boliviano foi a primeira empresa aérea a operar vôo internacional regularmente, seguida da United Airlines, American Airlines e Pluna. Hoje, operam regularmente em Confins as empresas VARIG, TAM, GOL, TAP, WEBJET, COPA AIRLINES, AMERICAN AIRLINES e OCEANAIR.

O Aeroporto Internacional tancredo Neves concentra em suas instalações sistemas de avançada tecnologia, um terminal de carga aérea totalmente automatizado, pista de pouso com 3000m x 45m dotada de equipamentos para pouso de precisão e todos os demais auxílios às operações aeronáuticas.

O aeroporto está localizado em uma região famosa por seu importante acervo científico-cultural, compreendendo as descobertas paleontológicas e arqueológicas. O mais antigo crânio de ser humano (mulher) das Américas, apelidado "Luzia", com cerca de 11,5 mil anos, foi encontrado no sítio da Lapa Vermelha, localizado a cerca de 2.700m da cabeceira 16 da pista principal de pouso e decolagem do aeroporto.

ACERVO ARTÍSTICO NO AEROPORTO

O Aeroporto Internacional Tancredo Neves/Confins conta com importante acervo artístico nas suas dependências, com obras tridimensionais (objetos e esculturas) e bidimensionais (pinturas e relevos) em perfeita integração com seu projeto arquitetônico futurista. Através de influências do barroco, expressionismo, informalismo e movimentos de vanguarda internacional, encontramos inúmeras referências à paisagem mineira, à vida e ao homem. São obras de artistas mineiros, de nascimento ou por adoção, que já foram premiados no Brasil e fora dele, como Inimá de Paula, Paulo Laender, Marlene Trindade, Fernando Velloso, Nello Nuno, Noêmia Motta, Marco Túlio Resende, entre outros.


PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE

Durante as obras de construção do aeroporto, foram elaborados estudos ecológicos e acompanhamento das condições ambientais na área, visando à preservação da vegetação natural e dos valores culturais da região. O investimento em tratamentos sofisticados e a adoção de um sistema de drenagem de proteção, compreendendo canais, valas de sedimentação e barragens de amortecimento contribuíram para manter em perfeito equilíbrio o meio ambiente da região.

ARTE RUPESTRE PRÉ-HISTÓRICA

Considerada pela comunidade científica como importante patrimônio científico-cultural, a região de Lagoa Santa teve grande importância para os estudos da pré-história brasileira. Valiosos por suas pinturas rupestres, os sítios arqueológicos da região revelaram a antiguidade dos habitantes de Confins, através de estudos e datações. Com o objetivo de documentar e valorizar os painéis rupestres de maior expressividade, a artista plástica e pesquisadora de arte rupestre pré-histórica Maria Silvia Gaia Sant´Ana criou o painel que está localizado no terminal de passageiros do aeroporto. Reproduzindo motivos rupestres da região em inédita conceituação artística, esta obra alia um moderno conceito composicional à integridade das formas e cores originais.