Aeroporto Internacional Salgado Filho
RS - Porto Alegre

Com 37,6 mil metros quadrados de área construída e quatro pavimentos, o terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Porto Alegre pode receber até 28 aeronaves de grande porte, simultaneamente.

O terminal tem 32 balcões de check-in, dez pontes de embarque e desembarque de passageiros, nove elevadores e dez escadas rolantes. Possui centro de controle de movimentação de aeronaves totalmente automatizado, informatizado e com climatização nos principais ambientes.

O pátio de aeronaves, em concreto protendido, pode atender inclusive aeronaves do tipo Boeing 747-400. O edifício-garagem, com oito pavimentos, possui área de 44 mil metros quadrados e capacidade para 1.440 vagas.

Um outro terminal, de 15 mil metros quadrados e capacidade para 1,5 milhão de passageiros ao ano, atende à aviação geral, executiva e comercial de terceiro nível (aeronaves convencionais e turbo hélice).

O Aeroporto de Porto Alegre foi o primeiro administrado pela Infraero a ter check-in integrado. O serviço oferece flexibilidade no uso das facilidades e instalações do terminal, permitindo que as empresas aéreas acessem seus próprios centros de processamento de dados em computadores de uso compartilhado, de qualquer posição de check-in nos balcões. É possível disponibilizar guichês de atendimento, conforme a demanda de cada empresa aérea, aproveitando aqueles que estão ociosos.

O aeroshopping – um centro de comércio e lazer, funciona 24 horas, com lojas, serviços e praça de alimentação, incluindo três salas de cinemas, a primeira a ser implantada em um aeroporto do Brasil.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho possui, ainda, Terminal de Carga Aérea, construído em 1974, com 9,5 mil metros quadrados de área e capacidade de 1.500 toneladas de carga exportada e 900 toneladas de carga importada mensalmente.

O movimento médio diário do Aeroporto Internacional Salgado Filho (chegadas e partidas) é de 174 aeronaves de vôos regulares, ligando Porto Alegre direta ou indiretamente a todas as capitais do país, às cidades do interior dos Estados do Sul e São Paulo, além de linhas internacionais com vôos diretos aos países do Cone Sul.