SC
  • Florianópolis

    Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina e uma das três ilhas-capitais do Brasil. Destaca-se por ser a capital brasileira com o melhor índice de desenvolvimento humano (IDH), da ordem de 0,875, segundo relatório divulgado pela ONU em 2000. Esse índice também a torna a quarta cidade brasileira com a melhor qualidade de vida, atrás apenas de São Caetano do Sul e Águas de São Pedro, no estado de São Paulo e Niterói (RJ).

    Localiza-se no centro-leste do estado de Santa Catarina e é banhada pelo Oceano Atlântico. Grande parte de Florianópolis (97,23%) está situada na Ilha de Santa Catarina, onde, somadas às continentais, existem cerca de 100 praias.

    Possui, segundo o IBGE no ano de 2008, uma população de 402.346 habitantes, sendo o segundo município mais populoso do estado, atrás apenas do município de Joinville.

    A imagem "cartão-postal" que a identifica é a famosa Ponte Hercílio Luz (inaugurada em 1926), primeira ligação rodoviária entre a ilha e o continente.


     

     

  • Navegantes

    Navegantes tem praias atraentes, como a do Gravatá, de grande beleza natural, procurada principalmente por idosos e onde existe uma colônia alemã, e as do Centro e Meia Praia, que na verdade é uma praia só com dois nomes, concentrando quiosques e restaurantes à beira-mar. Além disso, seguindo os costumes e tradições dos antepassados açorianos, vários grupos folclóricos mantêm vivos costumes como o do Boi-de-Mamão, o Pau-de-Fita, a Quadrilha e o Terno de Reis. A cidade também é sede de campeonatos de surf, na praia do Molhe. O vôlei marca presença nas areias e, no céu, vale conferir o desempenho dos praticantes de vôo com parapente e asa-delta. Mas é a Festa da Padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes, que mais atrai turistas para a cidade. Todos os anos, dezenas de embarcações, com decoração de gala, participam de uma fascinante procissão fluvial pelo Rio Itajaí-Açu, que termina no Santuário de Nossa Senhora de Navegantes.

     Infra-estrutura turística - Vizinha a Itajaí, a cidade de Navegantes oferece uma boa infra-estrutura turística, com muitas casas de veraneio, pousadas e outras formas alternativas de hospedagem. Também há bons restaurantes, especializados em frutos-do-mar.