Banner
RS
  • Bagé

    Bagé - RS 

    O atual município de Bagé teve o seu primeiro contato com o homem europeu no final do século XVII, entre 1683 e 1690, quando os padres jesuítas, após fundarem São Miguel, um dos Sete Povos das Missões, avançaram até a região, estabelecendo uma redução, que chamaram de Santo André dos Guenoas. Os índios, que os padres pretendiam catequizar, rebeldes em relação aos homens brancos e aos índios missionários, destruíram a redução.

    Desde então, o município vem servindo de palco para diversos enfrentamentos, como o ocorrido em 1752, quando 600 índios charruas, comandados por Sepé Tiarajú, rechaçaram os enviados das coroas de Portugal e Espanha que, amparados no tratado de Madri, assinado dois anos antes, regulamentando os limites territoriais dos dois impérios na América do Sul, vieram para estabelecer as fronteiras..

    Em 1773, D. João José de Vertiz y Salcedo, vice-rei de Buenos Aires, com cinco mil homens, saiu do Prata, atravessou o Uruguai e, chegando aos contrafortes da Serra Geral, construiu o Forte Santa Tecla, do qual ainda existem as ruínas e que foi demolido e arrasado em dois combates. Cercado por um fosso de nove metros de largura e 2,5 de profundidade, muralha de três metros de altura, o forte tinha baluartes que alcançavam 5,5 metros.  

    Na área do município, o general Antonio de Souza Neto, em violento combate, conhecido como a “Batalha do Seival”, derrotou as forças legalistas e, no dia seguinte, proclamou a República Riograndense.

    Na Revolução de 1893, quando os federalistas reagiram à ascensão dos republicanos, Gomercindo Saraiva invadiu o Rio Grande do Sul pelo rio Jaguarão e, no Passo do Salsinho, foi travado o primeiro combate. O município testemunhou combates das Traíras, o “Cerco do Rio Negro” e o “Sítio de Bagé”. No Rio Negro, 300 prisioneiros foram degolados, sem poderem esboçar defesa.

     

  • Pelotas

    Pelotas - RS 

    Conheça seus pontos turísticos, história, tradição, costumes, eventos e venha conhecer pessoalmente o que Pelotas tem de melhor. Você se sentirá em casa, graças à hospitalidade do povo pelotense e vai adorar a rica variedade dos seus tradicionais doces.

           A CITRÖEN escolheu Pelotas como locação para o lançamento do Novo C3. A empresa procurava uma cidade com a "cara" de Paris e a escolha ficou mesmo com a Princesa do Sul. Veja o resultado.

         PATRIMÔNIO: O chamado centro histórico ganha uma nova identidade, quer via iniciativa privada ou governamental. Vários prédios estão em processo de restauração e outros já se encontram totalmente concluídos. A cidade ganha um poderoso produto turístico com seus prédios restaurados. Na contramão e precisando urgentemente de ajuda está o Castelo Simões Lopes, localizado na zona sul da cidade, que se encontra abandonado e entregue aos vândalos. O prédio que no passado já recebeu dois presidentes, sofre do descaso e abandono, assim como a Estação Férrea. Construído entre 1920 e 1922, o castelo foi desenhado pelo arquiteto alemão Fernando Rullman, que o projetou na forma de vila, semelhante a um chalé suiço. As torres e as ameias foram desenhadas pelo proprietário, o Dr. Augusto Simões Lopes. O cimento utilizado na construção veio da Europa e foi a primeira casa da cidade a possuir um sistema de calefação,importado da Suiça. No pátio havia as garagens, quarto de brinquedos, lavanderia e um orquidário.

           O filho mais ilustre de Pelotas,  João Simões Lopes Neto ultrapassou os limites do regional para atingir a universidalidade, sem perder sua identidade gauchesca. Ele desenhou sua obra com perfeição. Não há peão por este Rio Grande afora que não conheça um conto de Simões Lopes Neto. O jeito de estar, de ser, de viver de seu povo, na figura de Blau Nunes prova isso. Sua obra com certeza é um clássico que você, se não leu ainda, tem a oportunidade de ler agora. Aqui você encontrará o "Cancioneiro guasca ", "Contos Gauchescos", "Lendas do Sul", "Casos do Romualdo", "Balas de Estalo", triolés publicados no jornal "A Pátria" a partir de julho de 1888, o conto "A Recolhida", além do folhetim "A Mandinga", escrito entre 15 de outubro e 14 de dezembro de 1893, publicado originalmente no "Correio Mercantil".

  • Porto Alegre

    Porto Alegre - RS 

    Porto Alegre tem o corpo de uma metrópole, o espírito cosmopolita e a alma de uma província.

    Quem nas ruas de Porto Alegre circula, espanta-se com a perenidade de sua vegetação, de seus morros e lago; deleita-se com a perdurância de seus prédios históricos - guardiões de memórias - e admira-se com a freqüência dos encontros nas calçadas. Agrega-se a esse cenário, onde o tempo parece ter parado, o vai-e-vem acelerado da cidade; a arquitetura ícone da modernidade e a heterogeneidade cultural - atributos da estética dos grandes centros urbanos.

  • Uruguaiana

    Uruguaiana - RS  

    Uruguaiana é um município brasileiro, situado no extremo ocidental do estado do Rio Grande do Sul, junto à fronteira fluvial com a Argentina. É um dos 10 municípios bifronteiriços do Brasil, fazendo divisa simultaneamente com terras da Argentina e do Uruguai.

    A cidade tem grande importância estratégica comercial internacional, tendo em vista que está localizada eqüidistante de Porto Alegre, Montevidéu, Buenos Aires e Assunção.